A esquerda ‘intelectual’ brasileira: a diferença entre o que dizem e o que fazem – Parte 1: ‘O abismo’

26
38761

O que une Gregório Duvivier, Sakamoto, Zé de Abreu, Luciana Genro, Tico Santa Cruz, Jean Willys, Manuela d´Ávila, Jandira Feghalli e Chico Alencar? A inclinação à esquerda e suas críticas ao capitalismo. Até a página dois. Todos, sem exceção, desfrutam do melhor que o capitalismo pode oferecer, mas lutam, com força avassaladora, para que nós, meros mortais, não tenhamos este direito. Atualmente é até clichê, e presto minhas homenagens à página ‘Socialista de Iphone’ por isto, mas o resumo é esse: usam Iphone, e desejam que compremos um Nokia tijolão de 1990. Curtem o capitalismo selvagem opressor, e desejam que a gente viva na Rússia de 1917.

Um dos problemas graves do ser humano é o orgulho, independentemente de ideologia, e isto faz com que tais personagens citados acima, uns novos, outros nem tanto, tenham imensa responsabilidade como “formadores de opinião”, porque falam para milhares de pessoas. O canal ‘Porta dos Fundos’, de Duvivier, fala com milhões. Imaginem se daqui a uns anos, tanto faz se 5 ou 25, Gregório resolve repensar suas ideologias, descobre que o que deseja no futuro é diferente do que deseja hoje, e percebe que evoluiu, mudou, pensou melhor e esteve errado sobre muita coisa que defende publicamente atualmente. Quantos milhões de pessoas não terão sido influenciadas por suas opiniões? Quantas pessoas não terão criado repulsa ao livre exercício de pensar, ao livre mercado, rotulando todos aqueles que discordam delas de ‘fascistas’, ‘reacionários’, ‘burgueses’ e similares? É igual jornal, que após um erro na capa solta uma notinha minúscula de desculpas no dia seguinte, que ninguêm lê. O arrependimento de uma pessoa pública tem essa particularidade. O cantor Lobão, odiado pela esquerda atualmente, assim como tantos outros de direita, era eleitor do PT e fazia shows para captar recursos pro partido, e, hoje, mudou de lado. Na época onde não havia internet, o estrago causado por tais personalidades não era tão grande e era impossível de mensurar. Hoje, pela quantidade de likes, compartilhamentos e seguidores, podemos ter ideia do estrago feito por nossos “intelectuais”.

Outro fato a ser observado é que nossos “intelectuais” precisam de aspas, sim, porque Tico Santa Cruz ser lido, ouvido, e respeitado como formador de opinião é uma triste amostra de como nosso país atingiu o fundo do poço em matéria de cultura, inclusive cultura das massas. Tico é roqueiro, como eu, e deveria refletir a benção que o capitalismo e as liberdades individuais proporcionaram a este gênero musical no mundo todo, e aqui no Brasil, ainda que com muito custo. A tecnologia que é usada numa guitarra elétrica, por ex., das cordas até os captadores e pintura de uma Gibson americana, só existe graças ao capitalismo. O poder de compra dos  fãs em cada show, idem (ou alguém imagina um Estado socialista socializando ingressos para o show do AC/DC? ). Cada toalha branca no camarim, cada microfone Shure, cada palheta, cada CD, DVD, telão de LCD, e as roupas extravagantes só se sustentam no ‘capitalismo opressor’ que o próprio tanto critica de seu Mac, da californiana Apple. E até o belíssimo direito de escolha, a liberdade, que permite alguém escolher entre o show do Detonautas ou do Queen, do Molejo ou do Calypso, tudo isto só é possível graças ao capitalismo.

Esta contradição ambulante se mostra presente em diversos artistas que falam demais e, aparentemente, estudam de menos. É como o ator Pedro Cardoso – excelente humorista – criticando a Tv Globo após 30 anos de casa: totalmente contraditório.  E a lista de autores e obras contraditórias não é pequena. Alguns exemplos:

  • Marieta Severo tece elogios ao PT em rede nacional, no Faustão. O mesmo PT que deseja que a Globo vire pó. A Globo que paga o salário dela.
  • Jô Soares entrevista a presidente mais impopular de nossa História, também na Globo, dizendo-se “politicamente anarquista”.
  • Gregório Duvivier debocha de Rodrigo Constantino, e todos que o criticam, sem nunca responder com algum tipo de argumentação. E não acha estranho receber dinheiro do contribuinte (reacionários, fascistas, golpistas, elite) pra fazer trabalho para o Banco do Brasil.
  • Zé de Abreu,ator global, critica o capitalismo na frente de um iMac de 27 polegadas, que custa mais de 10 mil reais. Mora em Paris, e se acha no direito de protagonizar a propaganda oficial do PT. 
  • Jandira Feghalli apóia a Coréia do Norte tirando selfies no seu Iphone 6, após dar expediente em seu restaurante – propriedade privada não socializada – em Copacabana, com preços $urreais.
  • Manuela d´Ávila, do PCdoB, compra o enxoval de seu filho em Nova Iorque.
  • Jean Willys toma café de cápsula em sua Dolce Gusto , e abastece seu carro com gasolina aditivada.
  • Lula conclama o exército do Stédile, o grupo esquerdista MST, a lutar contra a burguesia, direto de seu tríplex no Guarujá, com varanda gourmet e elevador próprio.
  • Guilherme Boulos, líder do MTST, é contra a propriedade privada, menos quando se trata do seu livro, vendido diretamente pela internet por R$29,90. Por que não de graça, camarada?
  • Leonardo Sakamoto escreve – e bem, admito – deturpando tudo aquilo que não vai ao encontro ao seu pensamento, colocando no mesmo barco fascistas e oposicionistas do PT e da esquerda de modo geral, e sempre achando que a sua opinião deveria reger 200 milhões de brasileiros ignorantes que deveriam ajoelhar-se e pedir conselhos a ele.

Eles, ‘intelectuais brilhantes e geniais de nosso cotidiano’, tem direito ao capital privado e estatal para usufruir das benesses do capitalismo e do socialismo simultaneamente. E querem, e hão de querer eternamente, que nós esperemos pelo encantado mundo perfeito e igualitário do socialismo do século XXI, que não tem nem papel higiênico.

No próximo texto da série, o lado mais cruel desses personagens na prática: para eles, pobre jamais deve ter acesso ao capitalismo e ao livre mercado. Só eles, seres iluminados, podem conhecer e vivenciar o capitalismo.

26 Comentários

  1. Caro Alexandre Karamazov, tanto a extrema esquerda quanto a extrema direita são ruins. Não existe pior e não existe melhor.
    Colocar a questão de posicionamento político em uma dictomia entre a esquerda comunista e a direita extremista, é, no mínimo leviano.
    Quem escreve em blog é, de certa forma, também formador de opinião. Pode apenas não ter o sucesso de Porta dos Fundos, mas isso não é uma questão política, é uma questão de talento e trabalho.
    Ao ler o texto, tem-se a ideia que só existe comunismo e capitalismo no sentido extremo de cada sistema, esquecendo completamente que o capitalismo convive muito bem com apoios sociais estatais.

    • Luciano,
      obrigado pelo seu comentário. Concordo com a ruindade dos extremismos. Ainda que o extremismo de direita jamais tenha matado como o de esquerda, não que isso atenue o extremismo direitista, é apenas uma constatação.

      O talento e trabalho do canal Porta dos Fundos não foi questionado em nenhum momento, mérito deles. O que discuto é exatamente o excesso de governo-Estado num país como o nosso, que impede, de forma direta e prática, que mais ‘portas dos fundos’ apareçam, mesmo com talento e trabalho.

      O capitalismo ‘extremo’, que você mencionou, ao menos pra mim, é o modelo mais justo e correto — o menos injusto e menos errado, assim como a democracia, como disse Churchill.

      Sobre a convivência do capitalismo com apoios sociais estatais, discordo e muito. A interferência, por menor que seja, do Estado na vida do cidadão é uma desgraça, um atraso, que só atrapalha a sociedade, independentemente do motivo. O que você defende é o capitalismo ‘jabuticaba’ brasileiro, que só privilegia os amigos do rei, esquecendo-se, daí minha crítica, da maioria de população, que tem o legítimo direito de viver e experimentar o capitalismo mais selvagem que existe.

      Não existe ‘meio’ capitalismo. Ou é ou não é. Mises já dizia isso na década de 50, e provou estar correto. Nosso caso, como nação, é emblemático, mostrando a falha imensa das intervenções ‘sociais estatais’.

      • Olá Alexandre, Warren Buffet puxou as orelhas a Bill Gates e fê-lo criar a Fundação Bill e Melinda Gates como forma de devolver à sociedade parte da riqueza acumulada. Warren Buffet é tão somente um dos homens mais ricos do mundo.
        Digo isto porque é preciso notar que nem todos possuem capacidades de se desenvolverem num mundo capitalista. Quero acreditar que assim como eu, também lutas para conquistar os teus objetivos, as tuas metas, e o que conquistaste hoje é resultado do teu esforço. Isso é assim para a maioria das pessoas. Mas existe ainda assim uma minoria que não tem capacidade para gerir isso, e nós, enquanto sociedade, não podemos virar as costas.
        Além daqueles que não tem capacidade para tal, existem também aqueles que nasceram em situações muito adversas, e assim como países, empresas, negócios precisam de investimento e por vezes precisam de incentivos para prosperar, essas pessoas também precisam. Não é nocivo ao capitalismo, nem à meritocracia.
        Considero-me liberal, porque acredito no esforço de cada um e que cada um deve conquistar o seu espaço segundo o seu esforço. Sou completamente contra subsídios estúpidos que distorcem a economia e o mercado. Acredito na lei de mercado, com uma supervisão estatal a fim de evitar exageros. Sim, porque esquecemos que recentemente a grande crise mundial foi originada pela ganância capitalista e é preciso proteger a sociedade de um mercado completamente selvagem.
        O que chamo a atenção é que existe sim um meio termo. Vivemos numa sociedade e é preciso aceitar a diversidade, e perceber que nem todos estão preparados para uma sociedade capitalista e nem por isso devem ser excluídos do sistema.
        Obrigado pela sua resposta, mesmo discordando de muitas coisas, defendo sempre a boa argumentação como forma de pensamento crítico.

        • O ex. citado, do Gates, é totalmente compreensível e eu concordo, porque o dinheiro é dele. Sou contra uso do dinheiro estatal pra ‘caridade’, o resto eu admiro, como nesse ex. citado.

          Obrigado a você pelo comentário.

        • Permita-me opinar neste debate somente em um ponto: é comum creditar-se a crise mundial mais recente, idos de 2008, a famosa bolha imobiliária americana, ao capitalismo. Porém, isso não é verdade, a culpa é justamente do intervencionismo estatal à moda keynesiana. Para não gastar muito tempo por aqui, irei deixar um link sobre o assunto, maravilhosamente explicado por Leandro Roque, do Instituo Mises Brasil. Boa leitura. http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1696

  2. Muito bom o texto. É muito interessante a capacidade do ser humano de falar algo fazer o oposto. Brasil: país de “intelectuais” hipócritas.

    • Obrigado, Joana. Essa capacidade existe em todos os países, inclusive na América, só que aqui, no Brasil, os danos são devastadores, e esses pseudo-intelectuais vivem com o melhor que o capitalismo pode oferecer, sem permitir que isso chegue ao cidadão mais comum.

      São hipócritas ao extremo,
      Abraços,

  3. Não é questão de esquerda ou direita…pagamos impostos para um governo corruPTo e ladrão ao extremo…que vivi do pobrismo para ganhar voto, engana os humildes, não retorna os impostos que pagamos, segrega nosso povo em ricos, pobres, brancos, negros etc…para mim quem apoia o PT ou não sabe de nada (inocente) ou está ganhando alguma coisa…

  4. Cara, o extremismo de direita simplesmente provocou o holocausto judeu… ou nacional-socialismo alemão era o que?

  5. “usam Iphone, e desejam que compremos um Nokia tijolão de 1990.”

    Correção usam Iphone e querem que TODO MUNDO use Iphone, isso invalida seu texto.

    • Anita, eu não quero ser deselegante, mas vai dar uma estudada básica sobre o que você falou. O socialismo não produziria, nunca, um Iphone, porque toda cadeia tecnológica, de concorrência e melhorias não seria estimulada e muito menos viabilizada.

      Isso não invalida o meu texto, ao contrário, só prova que é preciso muito mais estudo sobre o básico. O Google tá aí, a Estante Virtual também, boa sorte!

      Leia Mises até desmaiar.

  6. O que acontece é que não existe mais um ideal puramente de esquerda ou de direita. Os limites entre um e outro já não são mais tão claros e querer que o defensor de algumas ideias inspiradas no socialismo viva como um socialista de 1917 é ignorar o fato de que o capitalismo também se beneficia de atos que se baseiam na intervenção estatal na economia. Uma briga entre esquerda e direita é tão obsoleta quanto achar que o capitalismo funciona por si só ou o socialismo funciona por si só.
    O capitalismo estadunidense foi recentemente salvo pela injeção de dinheiro pelo Estado; se o trabalhador tem qualquer direito que seja (aposentadoria inclusive), é porque algumas das ideias de esquerda foram apropriadas e adaptadas para beneficiar um sociedade pseudo-liberalista. Do mesmo jeito, uma pessoa que defende uma ou outra atitude de cunho socialista não precisa, necessariamente, ser alguém que prega a vida socialista como um todo. Defender uma menor desigualdade de classes não significa defender que todos sejam pobres, nem que a propriedade privada deva ser confiscada pelo Estado.

    • A menor desigualdade de classes é justamente encontrada em países capitalistas, livres e democráticos.

      E a doação com dinheiro privado, via empresários, empresas e organizações não governamentais, é bem vinda. Com dinheiro do Estado, não. Com raríssimas exceções.

      Sobre a intervenção de Obama em 2008, foi um erro. Tinha que ter deixado quebrar.

      O socialismo, como ideologia, não tem perdão. É errado. Nasceu errado. Matou muito, e tinha que ser banido de forma mais veemente que o nazismo.

  7. Dia desses descobri que um amigo meu petista era corno. contei tudo para. Sua resposta foi:

    VOu continuar casado sim. vou me separar e colocar quem ? Você acha que ela inventou a traição?

    As mulheres já traíam antes dela. Hoje eu com 22 anos tenho muito mais dinheiro e faço mais exo que 10

    anos atrás. vai dizer que a minha vida não melhorou ao lado dela? E não quero saber de investigação de paternidade.

    Isso é ódio que os solteiros tem dos casados. Gente pessimista. Vai estudar!

  8. O maniqueísmo desonesto de nossos interlocutores á direita parece que não possui limites, basta que uma opinião não critique, ou fique em cima do muro para imediatamente ser tachada de “petista”

    1.Marieta não “teceu elogios”, simplesmente que disse que está uma merda, mas que o Brasil é grande e essa merda vai passar, é dificil entender isso ?

    2.Qual o problema do Jô soares entrevistar a Dilma, tem que se ter alta popularidade para dar entrevistas ? Ele fez o mesmo com FHC, ainda quando em baixa popularidade.
    Ele tem o direito de declarar a porra da ideologia que ele quiser, não gostou vai para síria, la você pode perseguir seus opositores ideológicos sem esses exageros de, pfff pausa para rir, “direito dos manos”

    3.Gregório debocha de Constantino porque é o que qualquer ser humano razoável faria. Esse infeliz fez a proeza de encontrar comunismo na bandeira da copa do mundo, seja sincero, da pra levar a sério ?
    Ele vive da imagem dele, tem o direito de usa-la para ganhar dinheiro com isso, e o dinheiro não vem só do bolso de “reaças brilhantes”, vem do banco.

    4.Zé de Abreu Critica o capitalismo com um imac, Bill gates critica o capitalismo e criou o windows. Boa sorte ao mandar os dois para cuba, mas não esqueça de jogar seu pc com windows fora agora que descobriu que o Bill é também, de acordo com o sempre coerente raciocínio coxinha, um comuna.

    5.Ainda que na pratica, a propriedade privada tenha sido “expropriada”, um comunista originário, que entende a doutrina, não se opõe à ela, se você não sabe a diferença entre propriedade individual e meios de produção, então não sabe o que é comunismo. Não concordo, mas ela pode, dentro dos limites democráticos, louvar outras ideias.

    6.Manuela D’avila compra a porra que ela quiser, aonde quiser e ainda assim continuar sendo socialista. lide com isso. Fazer uma viagem e ser socialista não são contradições.
    Assim como vocês liberalistas clássicos curtem férias longas e remuneradas, décimo terceiro, limite de horas de trabalho e salario mínimo, e outros direitos. Que tal antes de miguxar devolver seus benefícios?

    7.Jean Willys mora no Brasil e gasta seu dinheiro onde bem quiser. Serio mesmo???um cafezinho e uma gasolina centavos mais cara???? vai dormir fera.

    8.Lula esta fazendo militância, ate o momento não surgiu nenhuma evidencia minimamente suspeita de violência. Seus pares, entretanto, durante as passeatas, explicitamente louvam o massacre de pessoas na ditadura militar, você devia se preocupar com outros idiotas.
    Se você acreditou na historinha do Triplex no Guarujá, ja prova de onde vem sua imbecilidade, so falta falar que o Lulinha é dono da friboi para fechar o post com chave de bosta.

    9.CONTRA A PROPRIEDADE PRIVADA? Meios de produção infeliz, meios de produção. ainda que ele esteja errado, vamos nos informar antes de sair falando merda.

    10.Seu choro contra Sakamoto mal fez sentido.

Comments are closed.