O resumo do Brasil

0
882

O Brasil resume-se a isso: o Estado não tem dinheiro para pagar aposentados, mas construiu e constrói estádios gigantescos para…ninguém.

Não entra na minha cabeça a realização de uma Olimpíada num país subdesenvolvido. Pode ser radicalismo meu, mas não entra.

É como uma família humilde, com dívidas a perder de vista, passando fome, sem saúde, morando num barraco, que, subitamente, pede mais empréstimos para fazer umas fontes de ouro no jardim.

Os jogos serão aqui no Rio. O mesmo Rio de Janeiro que não tem dinheiro para pagar aposentados que ficam sem dinheiro para comprar um Tylenol, e o ex-atual-governador Pezão se tratou no Pró-Cardíaco, claro. O mesmo Rio de Janeiro da ciclovia de papelão sem parafusos.

Dois anos depois de uma Copa cujos estádios, sem exceção, só deram prejuízo aos cofres públicos. E o legado da Copa? O legado moral foi o 7×1. E o financeiro: empreiteiras muito, mas muito mais ricas, e o PT e aliados (PMDB, inclusive) com bastante dinheiro extra para campanhas e despesas pessoais.

E tudo continua na maior naturalidade…